12/03 - Exposição Oral

 ·         Texto: Crianças, Infâncias e Educação
                        Andréia Studart Correa Galvão
            Exposição oral da professora baseado na apresentação do PowerPoint

·         Tese: Educação Moral
·         Infância e criança são palavras sinônimas? Não
·         Onde se aproxima? Sujeito (criança) - São conceitos historicamente construídos.
·         Onde se diferenciam? De acordo com as vivências, contextos. Infância é um período mais amplo.
·         Onde se complementam? Entender as fases, questões imbricadas.
·         Conceito da autora sobre a criança e infância - pág. 37 - citação de Freitas e Kuhlmann Jr. (2002 p. 07)

1º - Um olhar de fora - o que se tem como representações sobre criança.
Relação de Alteridade
·         Compreender a criança a partir de suas experiências vividas na infância, da sua história.
·         Falar com ela, senti-la... Particularidades.
·         Vê-la como um “outro” numa dimensão ética do ser-criança (ética - consequências)
·         O sentimento de infância: o que é
>> consciência do que ocorre - conceito (de ARIES, 1981) > criança que quebra o carrinho para saber como funciona.
A infância e a criança ao longo da história, de acordo com ARIES (1981)
·         Idade Média - “sentimento de infância não existia.
·         Séculos XVI e XVII - paparicação: não é o ideal.
·         Vista como bibelô.
·         A partir do século XVII surgiram os moralistas - homens da lei e religiosos com suas críticas à “paparicação” das crianças.
·         Preocupação com a disciplina e à racionalidade.
·         Começou-se a dar um espaço, moralização. Não misturar com os adultos.
·         Surgiu a escola do século XX - escola para crianças.
·         A escola transformou as crianças em alunos - aluno (sem luz) escola (lugar do ócio)
A escola homogeneizou a natureza particular da infância e domesticou seus corpos e mentes.
      Utopia - no máximo - agrupar.
·         Escola: espaço criado para a elite.
·         Abrigar a infância sob a perspectiva do adulto - a formar-se.
A criança não é vista como sujeito, em si mesma.
·         Autores da psicologia - estágios de desenvolvimento - percebidos como universais.
·         Contexto sócio-histórico.
·         Locke: concepção de outros.
Rosseau -
Dewey - pedagogia de projetos.
Piaget -
Dahlberg, Moss e Pence (2003)

As concepções da modernidade traçaram o caminho a ser percorrido pela criança, por meio da educação, determinado pelo adulto, como um ponto de partida e outro de chegada.

Olhar os dois lados: de fora e de dentro.
Dois pontos: Partida e o de Chegada.
·         Preparação da criança para a vida adulta.
·         Inserção no mercado de trabalho
·         Na visão de Krammer (1995)
A concepção de infância (...) supõe que se conheça como se dá inserção da criança na sociedade (...) trabalha?
·         Para Larrosa (1998)
Algo que escapa... facetas inalcançáveis.
Repensar as relações com esse outro “criança”.
E hoje?
RCNEI
Mudança de olhar...
Aceitar os dois olhos.
·         Diagnóstico inicial - registros - o que se faz com esses registros.
·         Desenvolver o sentimento verdadeiro de infância.