19/02 - Avaliação

Avaliação:
·      Oficinário (oficina com seminário). Teoria e prática.
·      Pesquisa da última década da educação infantil.
·      Política de educação infantil no Brasil – Relatório de Avaliação.
·      Política Nacional de educação infantil pelo direito das crianças de zero aos seis anos à Educação (2005).
·      Cadastrar Revista Criança.


Elaborar 1 pergunta sobre o texto: “Histórias da educação infantil brasileira” – Moysés Kuhlmann Jr – Fundação Carlos Chagas – São Paulo. Autor – Cotato - Argumento de autoridade.
“autor que já estudou muito sobre o assunto”
è Confrontar, citar, etc.
Impressão do texto – o que achou...
            Texto não mascara a realidade, traça uma linha do tempo da educação infantil brasileira.
·     LDB – 96 – Coloca a educação infantil como 1ª etapa da educação.


PERGUNTA  Quais embates entre concepções educacionais o autor apresenta?
·      Embates entre concepções educacionais – família e instituição.
·      Embate do que seria educação e assistência – nesse contexto, o cuidar seria assistencialismo, portanto não-pedagógico.
·      Embate entre concepções puericultura e higiene.
·      Embate entre as concepções, jogos e brincadeiras.
·      Embate entre concepções educacionais – desenvolvimento, cognição e recreação.

P/ próxima aula
·      Memorial: minha história com a educação infantil. Texto narrativo reflexivo.
    • Começar com como nos encontramos com a educação infantil.
    • Começar a falar da história pessoal.
·      Objetivo o trabalho com o portfólio.
·      Objetivo da educação assistencialista
·      Pedagogia da submissão – pouco investimento para classe pobre – dar subsídio que o povo tivesse condições de receber ordens: “saber entender as ordens que recebiam”.
-        Saber manusear os objetos, aparelhos.
·      Valorização da educação infantil prevista na LDB não ocorreu de fato nas escolas. Elimina-se educação infantil para colocar turma de alfabetização.
·      Perfil do educador para educação infantil.
·      Relação entre oferta de creche e o capitalismo e comunismo.
·      Repressão.
·      Tentar ver a política de todos os lados, não só pela visão que nos beneficia.
·      Modelo de Educação defendido por Heloíso Marinho. Pág. 15.
·      Sugestão: livro “Didática Magna” – Comêncius. Leitura.
è Apresentação de slides sobre criança e infância – construção social e histórica dos conceitos.
è Apresentação de um memorial para ilustração. Escrito em 1ª pessoa: se apresente, situe no tempo e no espaço.
·      Pesquisa “de uma década” – políticas públicas.
·      Portfólio – construção a cada aula.
Pesquisa
Brasil
Grupo 1 – Brasil 1980/1990 (nosso grupo)
Grupo 3 – DF 1970/1980
Grupo 4 – Brasil 2001/2010

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