Avaliação:
· Oficinário (oficina com seminário). Teoria e prática.
· Pesquisa da última década da educação infantil.
· Política de educação infantil no Brasil – Relatório de Avaliação.
· Política Nacional de educação infantil pelo direito das crianças de zero aos seis anos à Educação (2005).
· Cadastrar Revista Criança.
Elaborar 1 pergunta sobre o texto: “Histórias da educação infantil brasileira” – Moysés Kuhlmann Jr – Fundação Carlos Chagas – São Paulo. Autor – Cotato - Argumento de autoridade.
“autor que já estudou muito sobre o assunto”
è Confrontar, citar, etc.
Impressão do texto – o que achou...
Texto não mascara a realidade, traça uma linha do tempo da educação infantil brasileira.
· LDB – 96 – Coloca a educação infantil como 1ª etapa da educação.
PERGUNTA Quais embates entre concepções educacionais o autor apresenta?
· Embates entre concepções educacionais – família e instituição.
· Embate do que seria educação e assistência – nesse contexto, o cuidar seria assistencialismo, portanto não-pedagógico.
· Embate entre concepções puericultura e higiene.
· Embate entre as concepções, jogos e brincadeiras.
· Embate entre concepções educacionais – desenvolvimento, cognição e recreação.
P/ próxima aula
· Memorial: minha história com a educação infantil. Texto narrativo reflexivo.
- Começar com como nos encontramos com a educação infantil.
- Começar a falar da história pessoal.
· Objetivo o trabalho com o portfólio.
· Objetivo da educação assistencialista
· Pedagogia da submissão – pouco investimento para classe pobre – dar subsídio que o povo tivesse condições de receber ordens: “saber entender as ordens que recebiam”.
- Saber manusear os objetos, aparelhos.
· Valorização da educação infantil prevista na LDB não ocorreu de fato nas escolas. Elimina-se educação infantil para colocar turma de alfabetização.
· Perfil do educador para educação infantil.
· Relação entre oferta de creche e o capitalismo e comunismo.
· Repressão.
· Tentar ver a política de todos os lados, não só pela visão que nos beneficia.
· Modelo de Educação defendido por Heloíso Marinho. Pág. 15.
· Sugestão: livro “Didática Magna” – Comêncius. Leitura.
è Apresentação de slides sobre criança e infância – construção social e histórica dos conceitos.
è Apresentação de um memorial para ilustração. Escrito em 1ª pessoa: se apresente, situe no tempo e no espaço.
· Pesquisa “de uma década” – políticas públicas.
· Portfólio – construção a cada aula.
Pesquisa
Brasil
Grupo 1 – Brasil 1980/1990 (nosso grupo)
Grupo 3 – DF 1970/1980
Grupo 4 – Brasil 2001/2010
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