Início da aula
Leitura de dois memoriais
· Linha do tempo – A Educação Infantil
o Início: 1875
o 2007 – última informação
o Completar essa linha: 2008, 2009, 2010 e 2011
· Leitura do 2º capítulo da dissertação da professora: “Qual é o espaço da biblioteca na Educação Infantil?”
o Didactica Magna (1633) Comenius
o Conhecer as fases do desenvolvimento em que os seus alunos estão.
o 1º jardim de Infância, criado em 1937, por Froebel, na Alemanha. Influenciou estudiosos. Movimento irrigou na Europa e nos EUA. Tudo muito elitista.
No Brasil, os primeiros foram no Rio e depois em São Paulo (particulares).
1º público: 1896. Anexo à Escola Normal Caetano de Campos. Muito concorridas.
o Após a segunda guerra mundial, era industrial – necessidade de mão-de-obra... “Com quem deixar os filhos?” Criação de várias escolas pré-escolares para se “cuidar” dos filhos das trabalhadoras.
o Tendências estipuladas por Kramer – 3: romântica; cognitiva; crítica.
§ Ideal: chegar à tendência crítica.
As políticas seguem tendência e, querendo ou não, elas contemplam idéias de uma tendência.
2º momento: modelo de massa – quanto mais criança na escola, melhor.
3º momento: pós-ditadura militar.
§ Marco oficial: Constituição oficializa a Educação Infantil.
§ Leis: LDB 4.024/61 – 5.692/71
§ Programa de Educação Pré-Escolar (CF Brasil, MEC, 1981)
§ Começo dos anos 80.
§ Constituição de 1988. Artigos: 205 – direito de todos; artigo 208, IV – garantia de atendimento de 0 a 3 anos.
§ Anos 90: ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, de 13 de julho 1990. Muitos acham que é repetitivo, mas visa ratificar os direitos e criar mecanismos para efetivá-los na prática.
Documento: Política Nacional de Educação Infantil, aprovado pela portaria nº 1.739, de 20 de dezembro de 1994. O termo Educação Infantil apareceu pela primeira vez, mas já era reflexo dos pensamentos que formularam a LDB de 96, ampliação de 0 a 6 anos.
Desenvolvimento pleno – pleno desenvolvimento... Incoerente, segundo Fátima Guerra.
Melhor: integral e integrado.
§ Currículo – Documento oficial para reunir projetos, programas, propostas. Ref. Curricular Nacional para a Educação Infantil RCNEI (MEC, 1998).
à Procurar saber o que existe na escola: leituras, materiais, jogos, etc.
§ É papel de quem, ir atrás de repassar as informações?
§ CEB, CNE, INEP – características das diretrizes tem força de Lei.
Parâmetros à para ensino fundamental, equivalem ao Referencial à para a Educação Infantil.
§ Material – Parâmetros em ação
Parecer – fundamentado a resolução. A resolução - ações fundamentais, pontuais.
Fundamentos a serem considerados na escola – 7 de abril de 1999 tem uma nova.
§ Dados numéricos sobre o censo
§ Fala de Redim...
à Qualidade
Ouvir as crianças. Elas são o melhor parâmetro.
à Completar a linha do tempo 2008 a 2009.
Para a próxima aula: Linha do Tempo e a Resenha de um texto que a professora mandará por email.
3 partes:
- Identificação da obra e do autor;
- Identificação dos pontos importantes;
- Crítica: Concordar e discordar de pontos
- Crítica: Concordar e discordar de pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário