12/02 - Questionário

QUESTÕES DA PRIMEIRA AULA 

O que espero dessa disciplina?

Suporte teórico e prático para entender a história da Educação Infantil no Brasil. Compreender a lógica por trás das políticas públicas direcionadas a essa etapa da educação. Reviver o meu gosto pela disciplina na história, tornando-a viva em minha mente.

O que esta disciplina pode esperar de mim?
Dedicação, participação, empenho, colaboração e amor.

O que você entende por infância? E por criança?
O termo infância do latim “infantia, ae”significa que não fala. É um conceito socialmente construídom pois nem sempre as crianças pequenas tiveram um tratamento diferenciado dos adultos. É um período marcado por símbolos, idealizações que diferem nas culturas dos povos e países e sofre alterações e modificações com o passar do tempo.

Criança diz respeito a um período na vida. Está ligado à maturação biológica. Socialmente se aceita o termo criança com uma pessoa em fase de crescimento físico e psicológico.

Os conceitos de infância e criança significam a mesma coisa? Justifique.
Não. Por ser socialmente construído, o conceito de infância nem sempre está presente em todas as culturas e não é vivido da mesma maneira por todos os indivíduos. Na nossa sociedade a infância está ligada à idéia de pureza, inocência e candura. Criança está relacionada a estrutura orgânica do indivíduo.

A infância realmente existe ou é uma criação nossa?
É um conceito socialmente construído e existe no imaginário dos que acham importante que o mundo da criança pequena seja um pouco diferente do mundo adulto.

Registre o que você pensa sobre criança e infância.
Acredito que as crianças devam viver uma infância com cuidados, alegrias, experiências ricas e significativas. A família deve ser o local mais seguro para uma criança, que precisa das interações sociais para o seu desenvolvimento.

Defina Políticas Públicas e Educação Infantil
Políticas Públicas são ações tomadas após estudos de necessidades das populações visando atendê-las. As Políticas nem sempre são eficazes. Na maioria dos casos ela por si só não resolve os problemas, pois depende de boa vontade de políticos, empresas e da comunidade como um todo para a sua efetivação.

Educação Infantil é uma etapa da educação que antecede o Ensino Fundamental de nove anos. Sua prioridade não é letrar as crianças, tampouco só promover a socialização. Através dos eixos norteadores visa promover o desenvolvimento da criança nos aspectos psíquicos, sociais e cognitivos.

Todas as crianças vivem a infância da mesma forma?
Não. Depende do local, da cultura, do meio social e das condições financeiras da família e do grau de instrução dela, da saúde da criança, se tem irmãos...